Mito ou verdade: psicólogo dá conselho?
- Samiel Lina
- 8 de set.
- 2 min de leitura

Às vezes parece que há uma linha tênue entre o trabalho do psicólogo, os conselhos de um amigo e até as respostas que a inteligência artificial oferece (sim, vou falar mais sobre isso em outro momento). Mas a verdade é que a diferença é enorme, especialmente quando estamos falando de um tratamento sério ou de um momento de maior vulnerabilidade.
É comum ouvir:
“Ah, fui à consulta e o profissional não falou nada que me ajudou.”
Ou: “Segui a dica de um amigo (ou do que IA me falou) e deu tudo certo.”
De fato, conselhos de amigos, uma dica do chat, uma ideia vinda de um livro e redes sociais têm seu valor. Mas a terapia vai muito além disso.
A psicoterapia feita por um profissional qualificado não se baseia em achismos ou sugestões pontuais. Ela é fundamentada em estudos, técnicas e ciência. É um processo, e como todo processo, leva tempo, exige cuidado e é único para cada pessoa.
O psicólogo não tem como premissa dar conselhos ou oferecer respostas prontas. Seu papel é caminhar ao lado do paciente, atuando como facilitador para que ele possa construir, de forma autônoma, autêntica e com sentido, o seu próprio caminho.
Em vez de conselhos e resposta prontas o psicólogo:
Estimula reflexões profundas
Ajuda o paciente a construir suas próprias respostas
Oferece ferramentas para lidar com conflitos internos
Trabalha com técnicas baseadas em teorias psicológicas e ciêntíficas
Na psicologia, existem diversas abordagens de trabalho — todas pautadas na escuta qualificada, no vínculo terapêutico e na ética profissional. Por isso, procure sempre profissionais com registro ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia) e comece hoje mesmo a construir sua jornada.
Estou aqui para te apoiar nesta jornada.






Comentários